sábado, 7 de novembro de 2009

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E TRANSTORNO DE CONDUTA




RELAÇÃO MEDO x ANSIEDADE
Definição ( dicionário ):
Medo: “ Sentimento de grande inquietação ante à noção de um perigo real ou imaginário.”
Ansiedade: “Sensação de receio e de apreensão, sem causa evidente.”

“Quando o medo excessivo e, consequentemente, a ansiedade, passam a trazer prejuízos expressivos para a vida da pessoa.”

A criança ou adolescente com o transtorno terá seu relacionamento com pares comprometido.
→ “ A ansiedade consiste em um estado de humor desconfortável, uma apreensão negativa em relação ao futuro, uma inquietação interna desagradável. Inclui manifestações somáticas e fisiológicas.”
→É associado a sentimentos de menos-valia e baixa auto-estima.
→Dificuldades de concentração podem afetar o desempenho escolar.

Os transtornos de ansiedade mais comuns são:
→Transtorno fóbico (TF)
→Transtorno de ansiedade de separação (TAS)
→Fobia social (FS)
→Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
→Transtorno do pânico ( TP )
→“ É a experiência repetida de ataques espontâneos de pânico.”
→O ataque de pânico se caracteriza por sentimento súbito de terror, medo intenso de morte ou perigo acompanhado por sintomas físicos como taquicardia, dores no peito, sudorese, sensação de falta de ar, de choques, despersonalização, seguidos de preocupação de ter novos ataques.
Obs.:Descrição semelhante a de um ataque cardíaco.

A ausência de sinais premonitórios aumenta a ansiedade ( medo do medo ).
→Evitam locais e situações onde outros ataques já ocorreram.
→Pode ocasionar restrito convívio social.
→Necessidade de companhia para sair ou ficar fora de casa.
→Ataques espontâneos -aparecem do nada.
→Os exames físicos e laboratoriais estão dentro do padrão de normalidade, dificultando diagnóstico.
→O TP pode estar acompanhado de outras alterações (comorbidades). Ex.: TP + ansiedade, depressão, hipocondria.
Tratamento:
→Psicoterápico
→Administração de medicamentos

FOBIA SOCIAL


→É muito mais que timidez.
→Ocorre quando a ansiedade é excessiva e persistente ou constante.
→Ansiedade em situações sociais devido ao medo de rejeições, do ridículo, de humilhação ou embaraço.
→A timidez se torna patológica.
→Medo de se sentir o centro das atenções, de estar sendo permanentemente observado ou julgado negativamente.
→Eventos sociais são evitados ou suportados com sofrimento.
→Medo e ansiedade começam dias ou semanas antes do evento social ocorrer.
→O portador do TAS, fobia social ou timidez patológica costuma se isolar.
Principal sintoma:ansiedade excessiva na presença de outras pessoas.
→Pode ser circunscrito (comer, escrever ou falar em público) ou generalizado (falar com estranhos, ir ao banheiro em lugares estranhos, falar com pessoas hierarquicamente superiores e demais situações em que possa ser observado).
Sintomas físicos: rubor facial, sudorese, tremores, tensão muscular, voz oscilante, taquicardia e boca seca.
→A tensão aumenta por acreditar que sua ansiedade foi percebida.
Os tímidos patológicos buscam o isolamento. Se não for tratado, poderá durar a vida toda.
→Pode estar associado à depressão.
→ Nessa fase a criança não tem auto-crítica e aceita passivamente os comentários externos.
→Tantos os pais como a escola, devem evitar cobranças e exigências relacionadas ao problema.


TRANSTORNO DE CONDUTA




A principal característica desse transtorno é um modelo de comportamento anti-social persistente, no qual são violados os direitos individuais e as regras/normas sociais importantes e apropriadas para a idade.
O transtorno de conduta leva a criança afetada a iniciar lutas corporais, usar vários tipos de armas e ser cruéis com as pessoas ou animais. O Roubo, as mentiras e o rompimento de promessas são alguns dos critérios diagnosticados, assim como violência física, destruição da propriedade alheia ou outros atos criminosos.
(DSM-4, 1995)

* Podemos dizer que por uma série de  motivos, quase sempre relacionados  a fatores ambientais,  muito jovens  precisam de tratamento educacional especializado.
* Estas crianças frequentemente apresentam baixo rendimento escolar e problemas de relacionamento com os colegas. Desrespeitam a disciplina ou normas da escola, sendo vistas como crianças-problema.
* Quando as medidas educacionais não são tomadas: reações agressivas em relação aos colegas, intimidações, ameaças e provocações.
 Sentimento de angústia e desamparo quando não realizam suas vontades, por não serem aceitas pelas normas da sociedade.

“CONFLITO COM A SOCIEDADE”
Geralmente acompanhado por sentimentos de marginalização, aumentando o aparecimento de condutas anti-sociais.
PADRÃO COMPORTAMENTAL DO INDIVÍDUO COM
TRANSTORNO DE CONDUTA
1. conduta agressiva que causa ameaça ou danos a outras pessoas e/ou animais;
2. conduta não-agressiva, mas que causa perdas ou danos a propriedades;
3. defraudação e/ou furto e;
4. violações habituais de regras.


CAUSAS:
* Biológicas: fatores inatos ou   hereditários;
* Psicológicas: alterações dos processos internos e de ensino aprendizagem do indivíduo;
* Sociológicas: nível econômico,   cultural, etc.
   (Gonzáles, 1995)
 FAMÍLIA
- Os limites familiares são cada vez mais imprecisos em nossa sociedade. “O pai ou a mãe de hoje tendem a serem substituídos por outra instituição” (Horkheimer, 1987)
- Pais superprotetores e permissivos: a criança que é muito protegida acaba se tornado-se indisciplinada, incapaz de controlar seus desejos momentâneos   e de se adaptar a novos projetos
- Pais autoritários: resulta na evolução de uma pessoa imatura, instabilidade e rebeldia. “ chamar a atenção “
- Déficits afetivos, separação e erros educativos

ESCOLA
“é uma instituição necessária para garantir a transmissão cultural entre a família e o Estado, para modelar as jovens gerações.” (Debesse e Mailaret, 1976, p.16)

 * Socializadora e Culturalizadora: preparar seus alunos dentro das orientações culturais e normas sociais, toleradas e desejadas pela sociedade;
 * Inadaptação e Desintegração: para os alunos que precisam de atendimento educacional específico e
não são atendidos.

Segundo  o Real Decreto 299/1996, 28 de fevereiro, a escola deve dar todo seu apoio  “para aqueles que têm necessidades derivadas de incapacidade e transtornos de conduta e para os alunos com necessidades associadas a situações sociais ou culturais desfavoráveis.”

  Realidade Escolar: planejamento está voltado para uma classe social, a classe média, e para um tipo de aluno, o que tem inteligência de  médio tipo.
  Os alunos que não conseguem   acompanhar o ritmo “ normal” da   maioria de seus colegas precisam de   adaptações curriculares para que   seu potencial seja explorado e   valorizado.

COMO TRATAR:

 Podemos atuar de forma preventiva para evitar que este problema socioeducacional apareça nas salas de aula. A intervenção correta do professor (a) afim de impedir que os problemas ou desordens se manifestem é uma alternativa, utilizando-se de recursos e ações interpessoais oportunos para se conseguir isso.

Outras formas de tratamento:
- intervenções junto à família e à escola (por exemplo, psicoterapia familiar e individual, orientação de pais, comunidades terapêuticas e treinamento de pais e professores em técnicas comportamentais)
- tratamento com psicofármacos em casos mais graves de pessoas com idéias paranóides associadas à agressividade, convulsões.
- tratamento: terapia comportamental cognitiva ( descondicionamento gradual - exposição de forma controlada ao estímulo fóbico/ reconhecer e alterar os pensamentos negativos).

BIBLIOGRAFIA:
Transtornos de aprendizagem da avaliação à reabilitação/Alexa Sennyey, Fernando Capovilla, José Montiel – São Paulo: Artes Médicas, 2008
→Mentes com medo: da compreensão à superação/Ana Beatriz Silva – São Paulo: Integrare editora,2006
→Chapeuzinho Amarelo/chico Buarque; ilustrações de Ziraldo – 17ed – Rio de Janeiro:José Olímpio,2006
Ballone GJ, Moura EC - Transtornos de Conduta - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br

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